A tecnologia e o setor financeiro andam lado a lado. Com o crescimento das fintechs, existe uma grande busca por parte de todas as instituições em entregar o melhor serviço e a melhor experiência para o seu cliente. Por isso, confira 4 tecnologias que podem aumentar a eficiência do setor financeiro.

1 – O blockchain

O blockchain é o novo “queridinho” do setor financeiro. É conhecido por estar por trás da bitcoin, mas a tecnologia do blockchain é muito mais impressionante do que apenas a moeda virtual.

A ideia é que os dados não passam mais a ser guardados em um único local. É a própria rede que valida as operações.

Por exemplo, se um banco faz uma transferência para outro, não é necessário que esta transação seja supervisionada pelo Banco Central. A própria rede do blockchain, composta por todas as instituições, irá validar e consolidar a operação.

Ou seja, é praticamente impossível fraudar uma operação bancária, pois se ela ocorreu, todos tem o seu histórico. Essa forma é extremamente segura de reduzir os custos.

 

2 – RPA – Robotic Process Automation

O RPA é outra solução que está muito em alta no mercado financeiro. A ideia é usar a tecnologia, através da automação, para que as atividades extremamente repetitivas ou burocráticas sejam feitas pelo próprio robô ou software.

Com isso, serão criados “co-workers virtuais”, assistentes pessoais de cada funcionário, ou de toda a empresa, que serão encarregados de fazer estas atividades.

Com isso, os profissionais podem se focar em atividades que demandam mais análise, criatividade ou um toque mais humano, como o atendimento.

Para mencionar apenas um exemplo, o RPA pode monitorar a chegada de e-mails, extraindo as principais informações e até mesmo ajudar a redigir a resposta. Combinando com o crescimento e a sofisticação dos assistentes de voz, esta solução é uma das que têm maior potencial.

 

3 – As redes neurais no atendimento

O uso dos chatbots no atendimento já é uma prática bem difundida pelo mercado financeiro. Porém, com a aplicação das redes neurais, este e os outros modelos de atendimento serão ainda mais eficazes.

A ideia por trás desta tecnologia é aplicar um sistema de feedbacks extremamente complexo, que se comporta de maneira semelhante ao nosso cérebro.

Ou seja, ele é capaz de aprender com cada interação e assim, gerar respostas cada vez mais complexas e que estejam de acordo com a demanda do cliente.

Isso significa que o atendimento pode ser, ao mesmo tempo, mais humanizado e automatizado.

 

4 – Análise de crédito mais rápida e precisa

A análise de crédito é um dos pontos mais importantes de qualquer instituição financeira. Ter um erro nesta medição, pode significar um risco muito grande.

E não conhecer exatamente cada cliente, resulta em uma oferta que não é a ideal para ele. Só basta um concorrente fazer, e uma empresa perde o empréstimo.

Por isso, as empresas do setor buscam o big data analytics para fazer esta análise com agilidade e precisão. O objetivo é buscar o máximo possível de informações sobre cada cliente, de modo a construir ofertas exclusivas.

Estas são apenas algumas das tecnologias que podem aumentar muito a eficiência do setor financeiro. 

Se você quiser conhecer mais sobre elas e sobre outras, entre em contato com a Sinqia!

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade