Live

Open Banking Week Global 2021

A era digital realmente veio para mudar a nossa concepção de mundo. O que antes estava distante, hoje está apenas a um clique. Recentemente, até objetos físicos entraram nessa transformação e se renderam ao conforto da modernidade.

A Internet das Coisas é uma ferramenta que promete mudar as relações entre empresas e consumidores. Os benefícios para ambos já são nitidamente visíveis e, como ainda há muito para se descobrir, o futuro dessa tecnologia é ainda mais animador.

Todavia, você saberia dizer o que é internet das coisas e quais são seus impactos no mundo financeiro? Fique com a gente que logo você descobrirá!

O que é a Internet das Coisas?

Uma série de objetos com sensores e inteligência artificial capaz de coletar e transmitir dados em tempo real, esse é o conceito da Internet das Coisas, IoT (sigla referente a expressão em língua inglesa: Internet of Things).

Isso pode parecer futurista, porém, é mais corriqueiro do que se imagina. Seu celular é um exemplo, uma geladeira smart é outro. Há, também, casos de ar-condicionado que muda a temperatura de acordo com o ambiente.

Enfim, uma diversidade de itens do dia a dia que, uma vez conectados à rede mundial de computadores, pode ser considerada parte da Internet das Coisas.

Quais são os impactos da Internet das Coisas no mercado financeiro?

De acordo com um estudo realizado pela Gartner, empresa estadunidense de consultoria, ao entrarmos em 2020, pelo menos 20,4 bilhões de objetos estarão conectados ao redor do mundo. Já, segundo a Corporação Internacional de Dados (IDC), em 2021, cerca um trilhão de dólares terá sido investido nesse setor.

Além de ser uma tecnologia altamente lucrativa, a IoT também pode proporcionar soluções extremamente criativas para empresas do mercado financeiro. Acompanhe a seguir alguns exemplos:

  • Near Field Communication

Um dos exemplos mais famosos disso é o Near Field Communication (NFC), tecnologia que permite a troca de informações entre diversos dispositivos sem que haja a necessidade de uma conexão via cabo ou fio.

O NFC já está em uso e suas vantagens são imensas, visto que o uso de senhas para transferências e pagamentos bancários não são mais necessários, apenas um prévio cadastro biométrico e informativo.

  • Contenção de fraudes

Outro benéfico para as empresas reside na contenção de fraudes. Com um número cada vez maior de tráfego de dados e um avanço cada vez mais significativo da Inteligência Artificial, a detecção de fraudes será tarefa fácil para uma tecnologia cada vez mais preocupada com a segurança das empresas e dos seus respectivos consumidores.

  • Reconhecimento de emoções

Hoje em dia já é possível identificar as emoções dos seus clientes. Softwares que analisam comentários nas redes sociais ou que reconhecem expressões faciais já são uma realidade e podem transformar o modo com que uma empresa aborda o seu público.

Esse recurso é ideal para que a empresa tenha o timing para não perder nenhuma oportunidade de negócio.

Gostou do nosso artigo? Entre em nosso site e descubra muito mais! Aproveite também para preencher nosso formulário de contato comercial.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade