Live

Open Banking Week Global 2021

A Inteligência Artificial (IA) se apresenta hoje como uma solução fundamental para as empresas que atuam como bancos ou fundos de investimentos. A partir dessa ferramenta, elas podem se tornar mais eficientes e produtivas, bem como reduzir custos.
Para compreender como a IA vem sendo utilizada nesses mercados, continue a leitura. Aqui, abordamos os seus principais usos.

IA nos bancos ou instituições financeiras

Antes de tudo, cabe dizer que a IA é uma tecnologia ou sistema criada com o objetivo de simular o raciocínio humano. Em outras palavras, são soluções capazes de assumir o comando em determinadas tarefas que são, por convenção, feitas por humanos. É o caso do atendimento ao cliente.
Então, no âmbito dos bancos, a IA é utilizada para diversos fins. Um deles é o uso de sistemas inteligentes que podem atender os consumidores como se fossem humanos: os chamados chatbots. Os chatbots oferecem soluções aos clientes conforme as suas necessidades e podem direcionar o cliente para um atendimento especializado. Agem como filtros, fazendo o banco se tornar mais eficiente.
Além de ser utilizado para melhorar o atendimento ao cliente, a IA ganha destaque nas transações bancárias em diferentes canais que são oferecidos pelos bancos. A partir dos dados dos clientes, as instituições financeiras otimizam essa operação, fornecendo ao consumidor soluções ou sugestões que melhoram a sua experiência e que tenham relação com os seus interesses.

IA nos fundos de investimentos ou empresas congêneres

No fundo de investimentos, entre outras empresas congêneres, a IA tem sido utilizada não só para melhorar o processo de atendimento ao cliente, por meio da automatização, mas também para garantir maior eficiência a operações internas, como avaliar o perfil de um potencial investidor.
Com base em informações que são previamente coletadas, o sistema inteligente das empresas de investimento cruza dados e sugere qual é o melhor investimento para o investidor, fazendo, assim, com que ele se sinta mais seguro e com a certeza de que está tomando uma ótima decisão. Isso acelera a análise do perfil do investidor por parte da empresa de investimento.
Na visão do sócio-líder de Financial Services Industry da Deloitte Brasil, Sérgio Biagini, “o uso da inteligência artificial tornou-se hoje um fator competitivo nas empresas. As tendências estão nos levando a cada vez mais usar IA. Você só vai conseguir ser uma instituição segura, rápida e ágil em seus processos com o uso da inteligência artificial”.

IA na segurança financeira

As instituições financeiras também utilizam a IA combinada com outras tecnologias para analisar dados e, assim, verificar algum comportamento anormal do cliente em uma possível transação financeira. Com base nisso, pode realizar bloqueios ou tomar outras decisões para proteger o patrimônio do cliente.
Como vimos, a IA está revolucionando o mercado financeiro e de crédito, garantindo que se torne mais eficiente, produtivo e competitivo. Agora que conhece algumas de suas principais aplicações, cuide de adotar a IA em sua instituição de crédito e de investimento o mais breve possível.

Ficou alguma dúvida? Esperamos que não. Todavia, em caso de ter ficado, entre em contato conosco agora mesmo.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade