Live

Open Banking Week Global 2021

A ferramenta permite mais agilidade e segurança no processo de gestão de recebíveis

Atenta às necessidades de mercado e sempre disposta a fomentar inovação e tecnologia, a Sinqia anunciou recentemente sua solução completa para apoiar os gestores de recebíveis. O novo modelo dispõe de ferramentas que agilizam o trabalho, além de tornar todo o processo mais seguro e prático. 

Isso porque a solução da companhia possui uma integração automática com o sistema de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) que é usado pela maioria dos custodiantes no mercado. Ao ter a gestão de recebíveis integrada à plataforma FIDC Custódio, o gestor se livra de grande parte do trabalho manual. 

Atualmente, gestores geram remessas em Excel, ou então usando algum sistema próprio ou outros do mercado financeiro. Assim, é preciso gerar e postar manualmente no sistema do custodiante. A vantagem de atuar com a solução de recebíveis já integrada ao sistema do custodiante é que essa geração e envio acontece de maneira automática. 

Na prática, o gestor cria o arquivo de remessas e cessões no sistema da Sinqia. Antes de enviar para o custodiante, é ainda possível utilizar um recurso do sistema de checagem com espelhamento de informações. Justamente por meio dessa integração com custodiantes, a Solução de Gestão de Recebíveis da Sinqia consegue conferir e apontar possíveis inelegibilidades no arquivo antes do envio ao custodiante. Desta forma, evitando o trabalho de checagem manual e possíveis correções posteriores. 

Uma vez que a cessão foi checada pelo sistema, o gestor precisa apenas apertar um simples botão, de “enviar”, na própria plataforma. A plataforma mesmo vai conversar com o sistema do custodiante e já vai integrar automaticamente o arquivo do gestor na plataforma do custodiante. Tudo de maneira fácil e rápida. Dessa forma, o gestor não precisa fazer downloads, usar FTP, ou diretórios ou enviar emails. 

 O processo manual é feito automaticamente e ele vai ter o arquivo gerado no sistema de gestão aparecendo no sistema de custódia. Em uma questão de segundos, o fluxo de trabalho pode seguir sem atrasos típicos do trabalho manual. 

Mais segurança e agilidade 

Além de agilizar o processo, transformar em automático um trabalho que antes era feito manualmente sem dúvida agrega segurança da informação no fluxo. O arquivo de cessão não roda em vários outros canais, como e-mails ou diretórios. Ele simplesmente e de forma segura é enviado via web service, em um ambiente que segue os últimos protocolos de segurança online, para a plataforma do outro custodiante. 

A Solução Sinqia reduz a necessidade do operacional, dos trabalhos manuais e suscetíveis a falhas, traz agilidade no processo e libera os gestores para outras atividades que demandam uma atenção diferenciada no fluxo de compra e gestão de recebíveis.  

Ficou interessado no sistema Gestão de Recebíveis da Sinqia? Então fique de olho nos próximos conteúdos chegando por aqui e entre em contato com um consultor para receber mais informações. 

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade