A Sinqia traz uma solução completa para Gestão de Recebíveis, conheça o produto pelos olhos de quem o criou

Não é raro que gestores façam a Gestão de Recebíveis usando tabelas no Excel ou softwares instalados em seus computadores. Esses métodos, apesar de serem comuns no mercado, podem trazem problemas. Existem questões desde erros humanos de input – natural quando se trabalha manualmente -, até problemas maiores de segurança, especialmente quando os dados são transferidos por e-mail, pendrive, ficam disponíveis na máquina do gestor e, assim, suscetíveis a falhas de segurança.

Pensando em todas essas questões, que podem se transformar em entraves, e também buscando uma opção que vá além de resolver problemas e traga de fato um produto com diversas vantagens, a Sinqia criou uma solução completa para Gestão de Recebíveis. O produto, que já é utilizado por alguns de nossos clientes, oferece uma série de vantagens para seus usuários. A ideia aqui é criar uma ferramenta totalmente segura, mas que ao mesmo tempo agilize os processos para gestores de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs).

A partir da aquisição da Fromtis, a Sinqia traz uma solução em cloud – muito mais rápida e segura, sem ocupar espaço no seu computador e facilmente acessível de qualquer lugar do mundo. A ferramenta automatiza processos, dispara informações criptografadas para o sistema do custodiante e espelha esse sistema para evitar erros e inelegibilidades. 

Para entender um pouco mais sobre esse serviço e suas vantagens, a Sinqia conversou com os dois profissionais responsáveis por esse produto na empresa, Éder Moura e Edmar Pizzardo. 

Confira, a seguir, o bate papo:

Sinqia: Como vocês definiriam o que é o produto para Gestão de Recebíveis da Sinqia?

Éder: Ele é uma plataforma web, em cloud, para o cliente. Então, basta ele acessar uma URL, um endereço, que ele vai poder encontrar a plataforma dele. O sistema é voltado para o gestor, e traz algumas facilidades para a gestão do recebível. O grande diferencial do nosso sistema é que ele tem uma conexão direta com o sistema de custódia. 

Quando o cliente opera nele, ele consegue automaticamente se comunicar com o sistema do custodiante, que também é uma plataforma. Ele consegue com segurança automaticamente clicar em enviar e o sistema já vai depositar os arquivos das operações na plataforma do custodiante.

Edmar: Vale lembrar que nós temos mais de 30 clientes que já usam a nossa plataforma de FIDC e elas são integradas com esse sistema de Gestão de Recebíveis. Os maiores players do mercado utilizam a nossa plataforma.

Éder: Exatamente. Dificilmente o gestor que usar o nosso sistema de gestão de recebíveis vai esbarrar em um sistema que não esteja integrado. Assim, na esmagadora maioria dos casos a gente consegue fazer essa integração já automática.

Sinqia: Vocês citaram essa questão do espelhamento da carteira. Podem explicar melhor do que se trata?

Éder: O sistema faz um espelhamento da carteira do custodiante. Isso significa que o gestor vai conseguir ter o reflexo do custodiante no próprio sistema dele. Assim, ele consegue importar arquivos, fazer movimentações, baixas, aquisições. Além disso, é possível fazer uma conferência se o custodiante está fazendo o trabalho dele corretamente, se ele não esqueceu de colocar algum movimento, se tem algum valor que não está batendo. 

Sinqia: Além dessa segurança e praticidade, quais outros pontos positivos o produto oferece?

Éder: Na própria questão da integração com o custodiante, a gente tem além do espelhamento a parte de enviar cessão. O sistema automatiza operações ou importando o layout já pré-definido ou importando o XML de nota fiscal. Então, o sistema trabalha essas informações, ele vai refletir na tela em formato de dados, o gestor pode fazer os inputs de ágio e o próprio sistema já calcula taxa, valor presente e gera a cessão. Quando a cessão é gerada, ele pode importar diretamente, de forma automatizada, no custodiante. 

Edmar: São diversas as funcionalidades, desde a originação, com remessa completa, simplificada, até o espelhamento, como falamos, que inclui também importações importantes. O sistema também gera relatórios, oferece um dashboard para visualização intuitiva, além de permitir várias questões de gestão do portal, para personalização. 

Sinqia: O fato de o sistema ser cloud permite acesso de qualquer lugar desde que a pessoa tenha internet, correto?

Éder: Isso, mesmo. O cliente não vai instalar nada na máquina, basta acessar um link. Por meio do link específico, ele vai poder também criar usuários e senhas para funcionários e colaboradores. Dali em diante ele já passa a operar, não precisa fazer nada além disso. Outra vantagem é que o sistema tem muita agilidade para geração das informações, vale mencionar isso. Tem sistemas que são lentos, então performance é um fato relevante. 

Sinqia: Assim como é possível ter um link para vários usuários na empresa, é possível consolidar todas as informações em um único lugar tendo fundos em custodiantes diferentes?

Edmar: Sim, o sistema prevê todas essas informações consolidadas em um único local, gerando relatórios de acompanhamento, feito o conferido do que está sendo passado para os custodiantes e o que ele está enxergando como gerencial. Éder: Só para exemplificar, o gestor pode ter vários fundos e vários custodiantes, não necessariamente ser o mesmo. Então isso que o Edmar comentou é, eu tenho três casas de custódia trabalhando comigo, que que eu tenho que fazer hoje? Eu tenho que entrar em três salas diferentes, pedir três informações em lugares diferentes. Só que com a Solução Sinqia, consigo trazer essa base deles para esse sistema, fazer o espelhamento e trabalhar com informações em um único lugar fazendo um sistema de gestão de recebíveis.

Para tirar suas dúvidas e conhecer nosso novo produto Gestão de Recebíveis, entre em contato com nossos especialistas.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade