Em um mercado em constante evolução, ferramentas que fazem conciliação de forma automatizada, segura e ágil são um enorme diferencial para instituições financeiras.

O Banco Central implementou no dia 13 de agosto a segunda fase do Open Banking no Brasil. Com esse passo dado, estamos ainda mais próximos de um mercado financeiro mais aberto, que vai envolver outros players financeiros e outros produtos na proposta de democratização e transparência. 

Tudo isso, sem dúvida, faz parte da revolução digital pela qual o Brasil – e especialmente o sistema financeiro brasileiro – está passando entre 2020 e 2022. O ano de 2021, por exemplo, será determinante para as empresas, que precisam se adaptar, oferecer soluções inovadores e otimizar seus processos.

Pensando nesse contexto, a Sinqia entende que seus clientes precisam agilizar suas rotinas internas e traz um software inovador para conciliação em instituições financeiras. 

Com o Módulo Conciliador da Sinqia, o agente financeiro tem mais segurança, evita erros e ainda se aproveita de uma ferramenta que está em constante evolução. Para entender melhor a importância dessa ferramenta e seu impacto no mercado, entrevistamos Anderson Freitas, Product Owner da Sinqia e responsável pelo desenvolvimento do Módulo Conciliador

Confira, a seguir, trechos da conversa: 


Sinqia – Com a adoção do Open Finance, por que é importante que empresas estejam preparadas com um software de ponta?

Anderson Freitas – A tecnologia é um excelente acelerador de processos, um software de ponta permite que o precioso tempo de nossos clientes seja otimizado com foco nas estratégias do negócio. Isso acontece porque o software toma conta dos processos que podem ser automatizados.  

Sinqia – Ainda existem organizações que realizam conciliações de forma manual? 

AF – É uma realidade em grande parte das organizações a realização de conciliações manuais e controle em planilhas. Este trabalho acaba sendo oneroso e suscetível a erros.

Sinqia – O Open Finance abriu um processo de transformação sem igual para o mercado financeiro brasileiro. Quais as oportunidades que ele trará para ao sistema de conciliação e como os players devem se preparar nesse sentido?

AF – Com o Open Finance, abre-se a porta de comunicação entre instituições com o tráfego de informações e o sistema conciliador torna-se uma excelente solução para conferência e identificação de possíveis pontos de ajuste nos dados compartilhados.

Sinqia – Em termos gerais, o que faz um sistema de conciliação? 

AF – O sistema conciliador faz a comparação de dados de diversos formatos e fontes com a identificação das divergências existentes no nível do dado.

Sinqia – Qual o impacto que esse produto traz para o mercado?

AF – É uma solução que permite escalabilidade de processamento. Então ela pode acelerar o tempo de processamento das conciliações de forma segura.

Sinqia – Qual seria o grande diferencial do Módulo Conciliador da Sinqia? 

AF – São vários, na verdade, mas um dos meus favoritos é que o sistema conciliador possui uma interface intuitiva e de fácil manuseio. Assim, fica fácil performar as atividades diárias de análise das conciliações processadas.

Sinqia – Além dessa questão da interface, quais outros pontos positivos o produto oferece?

AF – Alguns exemplos são os campos virtuais. Eles são campos calculados com base em campos existentes nas fontes de dados da conciliação e constantes. Além disso, a solução oferece um agrupamento de dados – juntando os dados repetidos de acordo com o critério definido, que podem ser critérios como “maior”, “menor”, “média”, “soma”. Na mesma linha, é possível agrupar dados de fontes. A ferramenta oferece também uma grande flexibilidade de fontes de dados, então o usuário pode trabalhar com planilhas Excel, arquivos texto, XML, CSV. Acho também uma grande vantagem, especialmente em questão de segurança, que é possível fazer um controle do acesso por usuário, então você sempre sabe quem fez o quê.

Sinqia – Achei interessante essa questão da fonte agrupada. Pode explicar como isso funciona e quais são os benefícios? 

AF – A fonte agrupada é a junção de duas ou mais fontes de dados, transformando-a em uma nova fonte que pode ser utilizada na conciliação. O benefício desta funcionalidade é unir fontes de dados de diversas áreas, compondo uma única que permita a conciliação dos dados disponibilizados.

Sinqia – Por ser uma solução em constante evolução, o quão importante é a Sinqia oferecer um atendimento que busca uma verdadeira troca com os consumidores?

AF – A proximidade com nosso cliente é de suma importância, pois mais do que uma solução de software queremos que nosso cliente veja o sistema conciliador e nosso time Sinqia como integrantes da sua jornada diária. Estamos sempre buscando formas de entregar soluções que estão de acordo com suas necessidades.

Entre em contato com nossos especialistas e deixe a sua pergunta sobre o Módulo Conciliador.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
    Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade