O serviço de Design de Negócios da Sinqia veio para ajudar empresas desde o momento da criação de um serviço financeiro, passando por melhorias em soluções digitais até ganhos operacionais.

Depois de um ano de 2020 de expansão para empresas que atuam no setor financeiro no mundo, o Brasil aparece cada vez mais como país que oferece um ambiente propício especialmente para as startups que atuam no setor financeiro. Neste ano, um relatório da Findexable, responsável por um relatório global de fintechs, em parceria com a Mambu, colocou o Brasil como maior ecossistema de fintechs da América Latina.

A cidade de São Paulo, por exemplo, aparece como o quarto município no mundo, superado apenas por São Francisco (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Nova York (Estados Unidos). Outro ponto destacado no relatório é que, globalmente, o montante investido em empresas de tecnologia para finanças chegou a incríveis US$ 440 bilhões, um aumento de mais de 120% no ano a ano.

Nesse contexto, as empresas se veem na posição (e muitas vezes na necessidade) de se reinventar, de crescer e trazer soluções mais inovadoras e atraentes para os seus clientes. Todo o investimento nesse setor veio acompanhado também de uma maior adoção das tecnologias digitais, especialmente motivado pelos longos meses de distanciamento social necessários por conta da pandemia. 

Com isso em mente, e sempre pronta para oferecer as melhores soluções para seus clientes, a Sinqia traz a nova Unidade de Serviços, para conectar e engajar pessoas com uma estratégia personalizada que vai transformar tecnologia em soluções que encantam. Uma das ofertas dessa nova unidade é justamente a de Design de Negócios, que vai ajudar as empresas do setor financeiro a entender suas necessidades e resolver suas dores de maneira inovadora e ágil. 

A Sinqia tem o diferencial de possuir uma extensa experiência no setor financeiro. Assim, pode trazer não só o conhecimento de business, mas também as tecnologias de ponta para solucionar as dores dos seus clientes.

Design de Negócios

A oferta de Design de Negócios da nova unidade de serviços se baseia em três áreas principais: estruturação de novos produtos e instituições financeiras; transformação digital e processos e eficiência operacional. Na prática, a Sinqia consegue auxiliar de maneira personalizada cada empresa análises, soluções e desde o início da estruturação da empresa até a necessidade de crescimento dela. 

“Nós podemos acompanhar todo o ciclo de vida do cliente, da ideia à chegada ao mercado, do lançamento do produto ao crescimento da empresa. Temos conhecimento e experiência para isso. São vários cases de sucesso nas três linhas de serviços, com metodologias testadas e aceleradores”, diz Fabio Gonsalez, Diretor de Desenvolvimento de Novos Serviços. “Temos conhecimento profundo de serviços financeiros, produtos, canais, tecnologia e mercado para o setor financeiro”, completa.

As soluções da Sinqia, então, conseguem atender esse mercado de ponta a ponta. Uma empresa que está iniciando, por exemplo, ou que quer lançar um produto novo, pode se beneficiar do serviço de estruturação de novos produtos e instituições financeiras.

Nesse momento, a companhia faz uma análise da intenção estratégica da empresa – quais produtos financeiros serão distribuídos, qual o mercado, qual a jornada do cliente? É feito também um levantamento e acompanhamento de questões regulatórias, como autorização do Banco Central, análise de custos e potenciais ganhos. 

Tudo isso para criar o melhor caminho estratégico para cada cliente, com criação e entrega de um plano de negócios sólido para cada negócio ou produto com uma análise compreensiva de todos os parâmetros financeiros. 

Uma vez que a empresa decide seu caminho, a Sinqia pode acompanhá-la no processo, inclusive preparando e organizando material para autorizações necessários do Banco Central, um processo que a empresa já fez diversas vezes para seus parceiros ou cerca de 150 clientes institucionais. 

Clientes que precisarem também recebem apoio tecnológico, com um desenho da arquitetura tecnológica alvo, indicações de soluções da própria Sinqia ou um shortlist do que há de melhor no mercado. “É um processo de estruturação completa de instituição financeira ou de um produto financeiro”, explica Gonsalez.

Transformação digital

Mais do que um jargão de mercado, a transformação digital é a possibilidade de empresas se aproximarem dos seus clientes, criarem canais digitais mais interessantes e soluções que encantem. Essa oferta está estruturada a partir do olhar para fora. 

A ideia é ajudar os clientes a inovar olhando, por sua vez, para os clientes deles. Ao entender profundamente a necessidade do consumidor final, seja a necessidade por uma conta digital, um novo aplicativo, um “bot” ou outras, a Sinqia consegue criar novas jornadas de serviços para que o consumidor tenha uma experiência que o encante. 

Esse é o ponto de partida da gigante de tecnologia, que vai então buscar as soluções para otimizar os canais digitais das empresas do setor. O resultado é uma melhora no relacionamento e fidelidade do cliente. Tudo isso com um viés em inovação que só uma especialista em soluções inovadoras como a Sinqia pode propiciar.

Eficiência operacional

A terceira oferta do Design de Negócios faz parte do ciclo de crescimento e melhoria dos processos internos da empresa. Depois do olhar para fora, com viés no cliente, é hora de olhar para dentro de casa. Essa oferta de eficiência operacional vai buscar maneiras de otimizar os processos internos dos clientes, reduzindo ou removendo instâncias de retrabalho, excessos de controles, de conferências, diversas ações que levam tempo, geram custos e atrasam o fluxo de trabalho.

O olhar da Sinqia vem de uma experiência de quem entende de processos, especialmente no setor financeiro, de forma profunda e como ninguém. “A gente consegue ter uma visão crítica junto com os nossos clientes sobre os processos deles para desenhar então processos futuros mais eficientes”, conta Gonsalez. 

Os três serviços têm uma base forte em mensuração. Cada projeto tem objetivos definidos e quantificáveis, para entender priorização e resultados. Com o Design de Negócios, a Sinqia atende de ponta a ponta as necessidades do cliente. Desde a estruturação, até o momento de amadurecimento e ofertas digitais, passando para olhar para dentro para ganho de eficiência. “E esse ciclo retorna, a empresa faz bem um processo e volta para sua estruturação para criar outro produto ou atingir outro mercado. Assim, ela vai crescendo e evoluindo e nós vamos evoluindo junto”, finaliza Gonsalez.

Entre em contato com de nossos especialistas e saiba mais sobre o assunto.

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade