A diversificação de portfólio traz maior rentabilidade, mas também a necessidade de protegê-la; entenda um dos ativos mais procurados por investidores pessoa física ou jurídica.

O chamado COE é um certificado que combina características de renda fixa e renda variável através da diversificação de ativos. Ou seja, é um excelente asset para ter em uma carteira de investimentos diversificada. Dentre as vantagens desse ativo, sem dúvida está o fato de que ele possibilita ao investidor decidir o grau de risco que deseja assumir e o acesso a diversos mercados através de um único produto. Entretanto, é preciso lembrar que esses são investimentos normalmente de médio e longo prazo, sem liquidez e que não possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Existem dois tipos de COE. O Capital protegido, no qual existe 100% de garantia do capital, ou seja, do capital principal investido. Há também o capital em risco, uma modalidade na qual pode existir garantia parcial do capital ou possibilidade de perda até o limite do capital investido. 

Para investir neste instrumento inovador, é possível contratar na própria instituição financeira emissora ou então em corretoras DTVMs que disponibilizam o produto. Confira algumas características básicas de COE: é um produto que possui um prazo de início e término pré-determinado; há um valor mínimo de aporte; os retornos são atrelados a algum indexador que pode ser local ou internacional; é possível avaliar previsões de diferentes cenários antes da aplicação e, por fim, é atrativo para diferentes tipos de investidores.

A solução SQ Investimentos da Sinqia provê uma gestão completa para o back-office da instituição financeira realizar todo o controle de assets mais complexos como, por exemplo, COEs, desde o registro na clearing, valorização dos títulos com fluxos de pagamentos regulares/irregulares, cálculo dos tributos e geração dos eventos contábeis da carteira emitida e/ou distribuída de terceiros para os seus clientes. Ficou interessado nesse tipo de instrumento e quer saber como organizar melhor a sua carteira de investimentos em tesouraria? Fale com um dos especialistas da Sinqia.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade