Ferramenta diminui complexidade do processo de conciliação e ajuda as instituições com automação e personalização

É impossível passar ileso pela estrada de inovações pavimentada nos últimos anos pelo sistema financeiro. A expansão das fintechs, a democratização bancária e a disseminação do PIX são sintomas de um longo processo de transformação do setor, que agora é impactado pelo Open Banking. Neste cenário, as empresas precisam encontrar ferramentas para se adaptar. Porém, não basta implementar qualquer solução, é preciso escolher a melhor. 

Após mais de uma década desenvolvendo projetos para o setor financeiro, a Sinqia vem notando as dificuldades que as instituições que atuam neste mercado enfrentam para atender às demandas atuais. Um dos maiores entraves é visto no tratamento das informações. É comum, por exemplo, ver bases de dados completamente diferentes entre si, incluindo o formato do arquivo e até conflitos entre os nomes arquivados. 

Para contornar este problema, a companhia desenvolveu um módulo de conciliação que alia o respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as regras impostas pelo BACEN (Banco Central do Brasil), a segurança da informação e a tecnologia. Na prática, a ferramenta realiza a comparação entre os dados de duas fontes para indicar divergências e ajudar as instituições a corrigir erros de sincronia, validar movimentações de entradas e saídas bancárias, transações financeiras etc. 

Diante da necessidade de modernização das organizações, a Sinqia traz uma série de novidades e se destaca ao tornar o processo de conciliação mais ágil e seguro. Confira 6 benefícios do módulo conciliador desenvolvido pela companhia: 

  • Segurança do Processo

Ao lidar com informações pessoais é fundamental que exista uma grande margem de segurança para que nada fuja do controle e ninguém seja prejudicado. O módulo de conciliação da Sinqia conta com diversas soluções criadas para diminuir o risco e aumentar a proteção das operações realizadas pela ferramenta. Por isso, todos os dados ficam armazenados nos servidores da própria instituição e perfis externos são impossibilitados de acessá-los. 

Há, também, o recurso denominado log de usuário, um software que registra cada atividade realizada pelos usuários da plataforma para facilitar processos de auditorias. A solução armazena todas as justificativas apresentadas ao sistema e garante rastreabilidade para as ações. Esta camada extra de tecnologia e automação diminui a participação humana e, por consequência, evita erros e malfeitos manuais. 

  • Praticidade

A plataforma disponibiliza uma interface acessível que atende aos principais formatos de bases de dados existentes no mercado (csv, texto, xml e “consulta”). Isso faz com que as pessoas não precisem criar fórmulas complexas para, depois, conciliar uma planilha com a outra. Também é possível gerar uma “fonte de dados agrupada”, que reúne duas ou mais fontes para gerar uma única. 

Além disso, o módulo oferece um alto grau de customização e possibilita que os processos de conciliação e justificativas sejam realizados a partir de grupos personalizados pela própria entidade. De forma totalmente automatizada, o sistema realiza a conciliação e, então, aponta os dados divergentes para que o usuário possa simplesmente ir ao sistema de origem e corrigi-los quando necessário.

Por conta do recurso de justificativa automática, o usuário precisa realizar este trabalho apenas uma vez com o software da Sinqia. Ao fazer isso, as informações ficam armazenadas no servidor e o sistema passará a utilizar as mesmas justificativas da conciliação anterior nas próximas conciliações, poupando o tempo de trabalho e checagem do operador responsável pelo processo. 

  • Rastreabilidade com criptografia

Operando de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a ferramenta da Sinqia armazena os bancos de dados introduzidos no sistema apenas de forma criptografada, ou seja, ela possui um usuário apenas para a leitura das pastas, impossibilitando o acesso pleno. As informações analisadas pelo sistema de conciliação permanecem na base de dados e apenas a própria instituição conseguirá definir as informações que poderão ser lidas pelo sistema. 

  • Automatização

Na contramão do trabalho manual e de horas perdidas, a ferramenta permite que milhões de dados sejam processados em apenas alguns minutos. A solução foi desenvolvida com a possibilidade de paralelismo de funções e o processamento é feito no servidor, de acordo com a capacidade da máquina. E esta modernização está presente em boa parte do processo, desde o armazenamento dos dados até as funções de integração, passando pela análise de erros de sincronia e a validação de movimentações bancárias. 

A possibilidade de justificativa automática é um símbolo das funções desenvolvidas pela Sinqia com o propósito de tornar a conciliação mais automatizada e ágil. 

  • Integração com investimentos

Ideal para realizar conciliações do mercado contábil e monitorar indústrias de assets, o módulo conciliador foi desenvolvido originalmente para atender a demanda de uma clearing de investimentos de uma grande instituição bancária brasileira. Tanto é que, hoje, a ferramenta já vem integrada em back office à plataforma de investimentos nativa da Sinqia. No entanto, ela também funciona para conciliar itens de soluções externas.

  • Customer Experience

Toda a plataforma de conciliação da Sinqia foi desenhada de forma a tornar a experiência dos usuários mais simplificada e positiva. Ao invés da apresentação caótica e pouco maleável de soluções tradicionais, a ferramenta oferece diversas opções de personalização e uma grande facilidade para navegar entre as pendências. É possível, ainda, configurar conciliações, definir os campos, determinar valores de tolerância e conectar dados de fontes diferentes com apenas alguns cliques.  Quer saber mais benefícios do Módulo Conciliador Sinqia? Clique aqui para conversar com nossos especialistas.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade