Modelo de assessoria financeira que ultrapassa as orientações sobre investimentos tem ganhado cada vez mais espaço entre as famílias ricas

 

Fazer a gestão de grandes fortunas de forma organizada com o objetivo de manter elevados os ganhos sobre o capital acumulado e ainda cuidar de burocracias, podem ser tarefas complexas. É preciso muita dedicação e também conhecimento para administrar a própria riqueza de forma eficiente. Por isso, muitas pessoas recorrem ao auxílio dos family offices, os escritórios que oferecem assessoria de investimentos para famílias milionárias.

Diferente da área de wealth management das gestoras de recursos e casas de investimentos, responsáveis pela orientação de construção de carteira e aquisições de ativos para clientes ricos e de alta renda, os family offices prestam um pacote de serviços muito mais completo e holístico. Eles ficam responsáveis, por exemplo, por questões jurídicas, fiscais, contábeis, e, claro, pela parte de investimentos.

Entre os serviços que oferecem, podem avaliar todos os negócios em posse dos clientes e as respectivas participações em empresas, cuidar da transferência de riqueza entre gerações, fornece orientações de educação financeira, apoiar o empreendedorismo na família ou, até mesmo, executar uma possível sucessão empresarial. Em resumo, eles são responsáveis por elaborar estratégias de longo prazo, considerando todos os aspectos da vida financeira.

Este tipo de assessoria mais profissional e personalizada vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Ineo, centro especialista em family offices, junto a 32 respondentes de famílias com patrimônio entre R$ 21 milhões e R$ 3 bilhões, apurou que 86,7% utilizam este tipo de estrutura, seja com family offices independentes, integrados às empresas ou compartilhado entre diversos grupos de famílias. Entre os entrevistados, apenas 13,3% ainda não dispõem deste tipo de mecanismo.

 

Leia também:

Sinqia e TechRules trazem sinergia e soluções completas para o mercado de Gestão de Patrimônio

Da estruturação ao ganho de eficiência: como a solução Sinqia pode ajudar seu negócio

 

Como se trata de uma função muito específica, em que o conhecimento sobre o sistema financeiro deve ser bastante profundo, as equipes deste tipo de assessorias têm entre 1 e 16 pessoas. A maioria (54,5%), porém, é formada por entre 2 e 5 pessoas, com contratações que podem levar meses.

Por conta da Covid-19, uma tendência registrada por esse público-alvo é o maior apetite por risco: a maioria (83%) ampliou o interesse pelos investimentos em renda variável. Uma parcela (50%) para as opções de fundos multimercados, outra parte (50%) para o portfólio de private equity e um percentual menor (39%), mas ainda relevante, para o venture capital (caso das startups). Por outro lado, o coronavírus levou a uma redução do desejo de boa parte (84%) por aportes na renda fixa. Por isso, ter especialistas se torna ainda mais importante.

Atualmente, além de family offices, a Sinqia oferece uma gama de serviços de back-office para as áreas de private banking, asset managers e advisors. Em agosto, essas soluções foram ampliadas com a parceria junto à TechRules, companhia espanhola líder em consultoria e fornecimento de software de gestão de patrimônio para instituições financeiras, que oferta ferramentas de front-office.

Assim, a Sinqia passou a fornecer APIs para a divisão de private wealth da parceira, que tem a gestão de riqueza e patrimônio como um dos serviços. “Estamos empenhados em oferecer segurança e mais funcionalidades aos clientes. A gestão profissional de patrimônio é uma tendência em alta e que pede tecnologias cada vez mais robustas”, explica Marcelo Duarte, Product Manager da Sinqia. Clique aqui e entre em contato com de nossos especialistas.

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade