Para que gestores possam aproveitar o novo ambiente com segurança, parceria entre as duas empresas cria uma ferramenta robusta de soluções integradas de ponta a ponta

As transformações em curso no sistema financeiro brasileiro e os instrumentos criados para facilitar esse novo ambiente de negócios, como o Open Banking e o Open Finance, têm potencial para mudar radicalmente o modo como as pessoas investem e cuidam do próprio patrimônio. De acordo com o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, a agenda em vigor do Bacen visa implementar “o sistema financeiro do futuro”.

Alguns números ajudam a entender melhor esse novo cenário. Segundo o Relatório de Cidadania Financeira, elaborado pelo Banco Central, 261 milhões de novas contas foram criadas por consumidores entre 2018 e 2020 – portanto, antes da pandemia de Covid-19, momento em que essas mudanças foram aceleradas. Desse contingente, 139 milhões foram realizadas por bancos e 80 milhões por instituições de pagamentos.

Já em 2019, enquanto as transações pelo internet banking registraram queda de 14%, as operações realizadas por smartphones cresceram em 56%. “Essa tendência evidencia que a população, principalmente a parcela mais jovem, está cada vez mais conectada ao sistema financeiro pelos celulares, utilizando os aplicativos para realizar suas transações”, aponta o BC.

 

Leia também:

Banco Central anuncia novas funcionalidades para o Pix em caso de fraude e falhas

Entenda como sistema de conciliação pode ser um parceiro da sua empresa

 

Por isso, para ser eficiente em um espaço de forte competição, as gestoras precisam não só de boas tecnologias, como também de ferramentas inteligentes e que tragam sinergias para auxiliar na tomada de decisão. E uma das soluções que podem ajudar os diferentes fundos de investimentos, family offices, corretoras e empresas de gestão de patrimônio em geral surge da parceria entre a Sinqia, líder em tecnologia para o mercado financeiro, e a TechRules, empresa espanhola especialista no fornecimento de software de gestão de patrimônio para instituições financeiras.

Enquanto a TechRules dispõe de dispositivos de front-office, a Sinqia trabalha para oferecer aos clientes, como gestores, agentes autônomos ou planejadores financeiros, tecnologias para o back-office. Dessa forma, as empresas podem ter acesso a uma ampla gama de soluções integradas, que permite criar espaços digitais para os clientes e diversas APIs, trabalhar a consolidação e gestão de carteiras, elaborar relatórios customizados, realiazaranálises de rentabilidade e risco, fazer as simulações de transações, executar o onboarding de novos clientes, estar em dia com as obrigações regulatórias e de compliance, automatizar o recolhimento de tributos e tornar mais fácil o gerenciamento da contabilidade.

Isso tudo permite à instituição financeira a personalização da oferta de produtos e serviços para os consumidores, o aumento de produtividade dos consultores financeiros e ter ganhos de eficiência operacional com arquiteturas escaláveis e flexíveis. Essas soluções são fundamentais para o Open Finance, por exemplo. Considerado uma evolução do Open Banking, o sistema financeiro aberto passa a vigorar em dezembro e, com ele, o consumidor final pode compartilhar a contratação de produtos e serviços financeiros com bancos, corretoras, fintechs, gestoras de investimentos e seguradoras.

 

Leia também:

Como a sua empresa pode aproveitar um Sandbox

 

Um exemplo dos benefícios, na prática, é um consumidor final que deseja mudar de corretora ou casa de investimentos. Para comparar se os produtos oferecidos são iguais ou melhores do que os atuais, ele utiliza essa forma de compartilhamento de dados. Assim, a instituição de interesse pode oferecer um pacote diferenciado e mais vantajoso para o investidor. Além disso, essa ferramenta é importante para que o gestor tenha uma visão ampla sobre todos os fundos de investimento e produtos do seu cliente e possa aconselhar mudanças para opções mais rentáveis. Pode, ainda, emitir alertas se aquele investimento não estiver rendendo o esperado ou se está gerando uma exposição a risco desnecessária.

A solução integrada da Sinqia e TechRules também é estruturada para embarcar a segurança adequada para o enorme tráfego de informações, já que muitos dados são sensíveis e sigilosos.

“Esse novo ambiente traz diversas possibilidades, mas também aumenta consideravelmente a responsabilidade dos players do mercado financeiro”, afirma Marcelo Duarte, product manager da Sinqia. “Com a ferramenta da Sinqia e da TechRules, o gestor pode capturar todos os dados desse ecossistema chamado Open Finance para executar a gestão dos recursos de seus clientes. Uma solução já adaptada para conversar com outros sistemas de back-office e de open data”, completa.

Inscreva-se em
nossa newsletter!

Aqui você encontra as novidades e as tendências dos mercados de tecnologia e financeiro. Cadastre-se!






    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
    Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade