19/11/2020

Chegada do Open Finance acelera crescimento e diversificação dos gateways de API

Na medida em que as regulações avançam no sentido do Open Banking, consolida a perspectiva de que, em pouco tempo, o conceito evolua para uma abrangência ainda maior do que a atividade bancária. Esta nova visão, conhecida como Open Finance, trará como consequência uma necessidade ainda maior de conectividade, pois empresas dos mais variados segmentos terão a oportunidade de compartilhar tecnologias e aproveitar sinergias para avançar na direção da economia aberta.

Este processo de integração, cuja operação é prioritariamente conduzida por APIs, está impulsionando o mercado de gerenciamento de APIs. De acordo com um estudo conduzido pela empresa global de análise e consultoria de negócios, Adroit Market Research, o mercado global de gerenciamento de APIs crescerá a um ritmo médio anual de 29% e alcançará um volume de movimentação financeira da ordem de US $ 21,68 bilhões em 2028.

A empresa afirma que a revolução digital e a necessidade de entender os clientes estão aumentando, o que por sua vez está levando ao crescimento do mercado de gerenciamento de APIs. Além disso, segundo o comunicado da companhia, na pandemia os clientes estão encontrando maneiras de se conectar às empresas por meio de vários aplicativos, como laptops, tablets, smartphones e outros dispositivos. Este comportamento também está impulsionando a atividade uma vez que para compartilhar conteúdo entre organizações por meio de vários aplicativos, a interface de programação é desenvolvida com a ajuda de APIs.

O gerenciamento de APIs tem um conjunto de processos por meio dos quais as organizações podem ter controle e transparência nas APIs que são essenciais para conectar dados e aplicativos em empresas e na nuvem. O gerenciamento de API ajuda a criar, proteger, gerenciar, dimensionar e analisar APIs para desenvolvedores internos e externos.

No Brasil este processo também está bastante aquecido. Um dos exemplos de movimentações neste sentido é a parceria entre a Sinqia e plataformas de integração e uso de APIs.

Com a experiência de quem oferece um amplo portfólio de soluções e serviços inteligentes para as entidades de previdência privada, a Sinqia encontrou uma empresa fundada por desenvolvedores que se especializou na tarefa de integrar diferentes sistemas e fazer gestão de APIs de uma maneira simples.

Desta forma, a Sinqia consegue integrar processos próprios como gestão e controle dos portfólios de investimento, automação do atendimento das áreas previdenciária, assistencial, financeira e controladoria e auto gestão de saúde aos sistemas de outras empresas.

A exposição de dados das empresas por meio de APIs tem como consequência  o aumento da qualidade na experiência do usuário. Além disso, o gerenciamento de APIs ajuda a aumentar a usabilidade das APIs, reduz a sobrecarga, fornece infraestrutura automatizada e ajuda a oferecer manutenção fácil.

Transformação digital e economia aberta são praticamente sinônimos de gateways de API. Além da área de previdência, a Sinqia domina as principais tendências do tema. Entre em contato.

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição