25/03/2021

Com mais de 65 milhões de usuários, veja quais são os próximos passos do Pix no Brasil

O Pix já representa uma revolução para o mercado financeiro no Brasil, mas tem muito mais por vir. Entenda os próximos passos e como a Sinqia apoiará sua empresa nesse processo 

O novo sistema de pagamentos do Banco Central do Brasil certamente trouxe uma revolução para o mercado financeiro no país. Com o Pix, que foi lançado oficialmente em novembro de 2020, os pagamentos se tornaram instantâneos, fáceis e gratuitos.

Com apenas quatro meses de operação, a frase “faz um Pix” já está na boca de grande parte da população. No Brasil, já são mais de 180 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) e há projeções de que o Pix poderá alcançar cerca de 36% do PIB brasileiro já em 2024. 

Mais que isso: a facilidade do Pix ajudou a mudar os hábitos de transferência da população bancarizada. Segundo dados do Data Nubank, o funcionamento 24/7 do sistema de pagamento fez com que 38% das transferências via Pix fossem feitas fora do horário comercial nos dias úteis. Se considerado os finais de semana, o percentual sobe para 49%. Os dados do Nubank foram coletados por meio de sua base de clientes. 

Para promover tamanha inovação e facilidade para os usuários, o setor contou com a participação de empresas de tecnologia, financeiras, startups e gigantes do mercado. Exemplo disso é a empresa de transformação digital do setor financeiro brasileiro Sinqia, em parceria com a Microsoft, usa o sistema de cloud Microsoft Azure para construir uma plataforma que fornece a infraestrutura de conexão ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI e PSTI) do Banco Central.

São parcerias como essas que vão estender o rol de ofertas associadas ao Pix – e em um futuro bem próximo. O Banco Central já está trabalhando em uma agenda evolutiva para o novo meio de pagamento instantâneo brasileiro. A perspectiva é nada menos do que extremamente animadora.

Já no primeiro semestre de 2021, uma nova funcionalidade deve ser lançada, o Pix Cobrança. Por meio dela, será possível realizar cobranças com vencimentos em datas futuras, em um modelo similar ao boleto bancário. O usuário poderá até fazer o cálculo de juros, multas e descontos em pagamentos. 

Enquanto isso, o BC também prepara os próximos passos, que incluem o lançamento de uma Conta Salário no Pix, que deve facilitar o recebimento de salário por milhões de brasileiros. Pelo lado da UX, melhorias de integração e interface vão permitir a integração com a agenda telefônica do usuário, para que ele possa ver entre seus contatos quem tem o número de telefone, ou o email, como chave Pix. 

Outros serviços e ofertas também estão na agenda evolutiva do órgão regulador. Ao longo dos próximos meses, o brasileiro terá acesso ao Iniciador de Pagamentos no Pix, Débito Automático no Pix, que vai facilitar pagamentos recorrentes na plataforma. Além disso, o Banco Central planeja o lançamento de um Mecanismo Especial de Devolução, do Saque Pix, do Pix por Aproximação e do Pix Garantido, um serviço que vai possibilitar o parcelamento de compras no Pix.

Sua empresa está preparada para as novidades do Pix?

A agenda evolutiva apresentada pelo Banco Central do Brasil, com planos até o segundo trimestre de 2022, mostra que o sistema de pagamentos Pix está só começando pelo país. Com uma adesão já extremamente significativa, a tendência é que ele se torne ainda maior até o fim de 2022. 

Os clientes só têm a ganhar, com cada vez mais ofertas de produtos que poderão ser feitas com um simples Pix. Agora, as empresas precisam se antecipar a esses lançamentos para aproveitar o momento do mercado. As tecnologias e a agenda estão aí para o sistema financeiro ver e acompanhar. Por isso, é crucial que sua empresa não fique para trás nesse momento.

A Sinqia já participou do processo de criação e estabelecimento do Pix desde seus primórdios e está preparada para ajudar o sistema financeiro a acompanhar e se antecipar às mudanças que estão chegando. 

Clique aqui para falar com um dos consultores Sinqia e veja tudo o que a empresa pode oferecer para você e para os seus clientes.

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição