04/06/2019

Como a Renda Fixa se mantêm vive entre investidores.

Facilidade de aplicação, alta rentabilidade e liquidez atraem atenção dos investidores no mercado.

 

Quando se pensava no mercado de Renda Fixa há alguns anos atrás logo vinham produtos como RDB, CDB, CDI, LC e outros que possuíam características padronizadas e consequentemente demandavam pouco esforço operacional para as instituições financeiras. Muitos investidores se sentiram atraídos por sua facilidade de aplicação, liquidez e alta rentabilidade o que garantiu à Renda Fixa um lugar prioritário na carteira de investimentos de um investidor.

Mas, com a queda de juros, essa opção de investimento ficou com uma rentabilidade menor devido a mudança no cenário econômico e, consequentemente, menos interessante aos investidores. Assim, o mercado de Renda Fixa teve que se reinventar e se desenvolveu muito nos últimos anos, se sofisticando e tornando o papel mais complexo.

Não somente bancos podem captar recursos com este tipo operação, como também pessoas jurídicas não financeiras que, através de bancos/securitizadoras, emitem debêntures/CRI/CRA para conseguir se capitalizar com um custo menor. Por outro lado, o investidor que compra este tipo de instrumento financeiro, consegue uma rentabilidade mais atrativa.

Além do tratamento do papel ficar mais complexo para remunerar melhor o investidor, essa nova modalidade criou um processo que praticamente não existia: a possibilidade de inadimplência do emissor.

Desta forma, bancos e corretoras podem contar com sistemas para auxiliar a mitigar os novos riscos com sistemas que façam um tratamento diferenciado para esses papéis mais complexos de Renda Fixa.

A solução de Renda Fixa da Sinqia é composta por funcionalidades de front, middle e back office, e permite a integração entre todos os processos de trabalho nas instituições financeiras: da captura à contabilização das transações. Capaz de realizar todo o tratamento operacional dos principais ativos negociados no mercado financeiro: títulos públicos, privados, imobiliários e agronegócios e debentures. Além disso, o Renda Fixa da Sinqia opera em três estâncias: negociação (pós trade), processamento e registro (liquidação).

 

Quer saber mais?
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição