05/11/2019

Confira as tendências de TI para a indústria financeira em 2020

Nos últimos anos, a transformação digital acertou o setor financeiro em cheio. Logo depois da crise econômica de 2008, as primeiras fintechs já começaram a despontar no mercado. Como o nome já dá a entender, estas empresas foram impulsionadas pela Tecnologia da Informação. Hoje, elas são parte fundamental do mercado. Quer ficar por dentro das tendências de TI para a indústria financeira em 2020?

Neste artigo apontaremos as principais ferramentas que estarão em alta no próximo ano. Muitas são tendências mundiais identificadas em relatórios como o da PWC. Outras foram apontadas por levantamentos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de outras entidades atuantes no setor. Confira, a seguir, tudo sobre as tendências na área financeira!

 

Blockchain

O Blockchain é a tecnologia por trás do Bitcoin. Ela é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de registro, como um banco de dados, e um recurso para distribuir a informação. Além de acessíveis, os registros gerados são compartilhados e criptografados. Isto confere maior segurança para transações que envolvem o Blockchain.

Por conta disso, a indústria financeira tem aplicado a tecnologia nos seus produtos e serviços. O grande boom que pode chegar em 2020 é o uso institucional da ferramenta. Isto significa que a infraestrutura operacional de bancos e outras entidades tradicionais do setor passarão a ser ancorada no Blockchain.

 

O suporte digital baseado em TI será predominante

Assim como o comércio eletrônico engoliu uma fatia do mercado físico, o mesmo ocorrerá com os serviços financeiros. O Digital Banking já virou mainstream. Só que ele pode ir mais longe com a modernização de processos de Middle e Back Office. Ou seja, a parte interna da indústria poderá ser ancorada em ferramentas de TI. Este é um dos fatores que vai acelerar o fenômeno de “desbancarização” do mercado no futuro.

 

Inteligência artificial, aprendizado de máquina e outros recursos de computação cognitiva

A computação em nuvem já permite que 66% das transações bancárias no Brasil sejam feitas por meios digitais. É o que nos informa um levantamento do Banco Central, realizado em 2017. A tendência é que a Inteligência Artificial aumente ainda mais o uso destes canais.

Entre as principais tendências de TI para a indústria financeira em 2020 está o suporte oferecido por Chatbots e assistentes virtuais. Devido à capacidade de aprendizado, estes robôs virtuais não vão ajudar o cliente apenas em tarefas de natureza simples.

Muitos assistentes serão capazes de oferecer orientações para investimentos e dicas para adequação de produtos financeiros às necessidades do consumidor. Por sinal, 71% do público está disposto a receber suporte de ferramentas autônomas e inteligentes.

 

Ferramentas para aprimoramento do Customer Experience

Um grupo amplo de ferramentas de Tecnologia da Informação será aplicado no aprimoramento do Customer Experience. Em outras palavras, os sistemas computadorizados serão capazes de adaptar produtos e serviços para o perfil individual de cada cliente. Por conta de recursos como a Internet das Coisas (IoT),na indústria conhecerá todos os passos e hábitos do consumidor.

Além de tudo, as ferramentas vão se conectar com mídias sociais e aplicativos para alimentar a Big Data do mercado. O objetivo é que a experiência do cliente seja não apenas satisfatória, mas única.

 

Estas são as principais tendências de TI para a indústria financeira em 2020. Quer ficar atualizado e aplicar a tecnologia na sua empresa? Clique aqui e acesse o nosso formulário de contato!

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição