07/04/2021

Conheça o que a Sinqia está fazendo para engajar colaboradores nas iniciativas de inovação

Evoluímos nosso programa de inovação com o kikoff do programa de mentores – Pro-Torq – nesta semana, com o propósito de conectar os colaboradores da Sinqia com as startups que fazem parte do nosso portfólio

Na segunda-feira (05), a Sinqia lançou o seu programa de mentores, o Pro-Torq, para plantar cada vez mais a semente da inovação na empresa e trazer pessoas e startups inovadores e empreendedores para o universo corporativo. O programa faz parte das ações para engajar a comunidade Sinqia nas iniciativas de inovação.

A ideia é aproximar a Sinqia, empresa líder em tecnologia e transformação digital do setor financeiro do Brasil, de startups e fintechs, que possuem produtos e serviços com potencial de sinergia. Nossa tese é sermos um investidor estratégico e auxiliar a startup a achar o seu product market fit e tracioná-lo. Acreditamos que o conhecimento técnico e de mercado de nossos colaboradores é um grande benefício.

“O Pro-Torq aproxima os colaboradores ao ecossistema de inovação, possibilitando a criação de novas oportunidades de negócios, aceleração de soluções que trazem valor para nossos clientes e o acompanhamento do portfólio. Contribuindo para uma Sinqia mais inovadora e impulsionadora no mercado financeiro.” Juliana Innecco, Head de inovação do Torq Labs.

Além disso, o programa de mentoria também traz uma proximidade estratégica às universidades no país. Assim, a Sinqia se aproxima dos talentos, traz tecnologias inovadoras para seu ambiente interno e ainda fica perto de onde se faz pesquisa no Brasil.

Com a mentoria Pro-Torq, a empresa cria uma rede de acolhimento a esses talentos, startups e universitários. O time de mentores é composto por colaboradores da Sinqia interessados nessa troca, formando um grupo diverso pronto para dar mais munição aos participantes para que eles criem produtos, serviços e ideias verdadeiramente inovadoras e disruptivas.

Conheça nossos parceiros: Darwin e Distrito

Um programa que fomenta conhecimento precisa de parceiros sólidos e que agreguem muito. Por isso, a Sinqia tem parceria com a Darwin Startups e o Distrito para, entre outras sinergias, o programa de mentores Pro-Torq.

A Darwin, nossa parceira aceleradora, seleciona e investe em startups. Ao encontrar uma empresa com sinergia a apoia para criar tração e oferece todo um apoio jurídico e tecnológico único. Essa troca entre Darwin, startup e Sinqia leva a mais parcerias, inclusive originação de clientes. Atualmente, a Sinqia já tem parcerias com startups que vieram da Darwin e hoje agregam produtos e serviços para os clientes Sinqia.

Já o Distrito, um dos maiores hubs de inovação da América Latina, traz para o programa de mentoria e para a Sinqia um acesso sem igual ao seu hub virtual. São centenas de startups que podem ser encontradas, pesquisadas, usando filtros específicos, como busca por fintechs. Na ferramenta Distrito Network a Sinqia já consegue encontrar e conversar com essas startups. Além disso, ainda há uma parceria de marketing, eventos e comunicação extremamente estratégica.

Como funciona o programa de mentoria

O Pro-Torq começa com um match entre as necessidades da startup e as expertises dos mentores. A Sinqia faz um mapeamento através das conexões do Torq Labs, Darwin Startups, Distrito, fundos de investimentos e uma série de outros parceiros para encontrar essas fintechs. Internamente, a empresa criou uma listagem dos seus mentores e suas especialidades. Quando as necessidades da startup e a expertise do mentor se complementam, há o match perfeito.

O primeiro contato entre mentor e startup é facilitado pelo Torq Labs, que apresenta os dois players para que eles marquem seus encontros. Isso é feito de acordo com as necessidades das fintechs e a disponibilidade do professor-mentor.

Em paralelo, o Pro-Torq mantém um acompanhamento tanto descritivo que vem do mentor quanto em formato de feedback dos empreendedores. Cada reunião entre as duas partes é reportada e analisada para melhorar as trocas e possivelmente incluir ainda mais soluções para questões que possam surgir.

De maneira constante, o projeto mantém conversas produtivas, transparentes e frequentes para evoluir as ideias e a própria experiência da mentoria. Com encontros semanais e mensais, a ideia é agregar, sempre. Dessa forma, criando um ambiente que, por meio de troca constante de ideias, experiência e brainstorm entre Sinqia e seus colaboradores, se torne um centro de inovação.

Entre em contato com nossos especialistas para poder ingressar nessa jornada à inovação conosco.

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição