19/06/2020

Conheça quatro oportunidades de construção de futuros em tempos de Open Banking

Ao fazer a palestra de encerramento do seminário virtual Open Banking Week no início de junho, o diretor de marketing e inovação da Sinqia, Leo Monte declarou que a convergência entre as tecnologias emergentes deve alavancar um movimento que pode ser chamado de bancos exponenciais.    

Essa foi uma das principais reflexões apresentadas no evento realizado com alguns dos principais especialistas no tema e que contou ainda com a participação do Gestor de produtos da Sinqia, Marcelo Duarte, do CTO da Sinqia, Thiago Saldanha e do CIO da Sinqia, Thiago Pereira.  

Cada um deles foi desafiado a apresentar olhares sobre oportunidades e desafios frente ao ambiente que será criado com a chegada do Open Banking. Seus principais apontamentos foram os seguintes:  

  • Banking Plug and Play

A cultura das APIs torna viável trocar facilmente, por exemplo, o sistema de pagamento de um grande banco pelo de uma fintech que se especializou somente neste tipo de operação.

Assim, o banco pode se concentrar somente na venda da experiência para o usuário final e deixar que a operação seja feita por alguém especializado. Com isso é possível baixar o custo, aumentar eficiência, ganhar escala e aumentar a lucratividade dos bancos.

  • Open Broker

O Open Broker está para a CVM assim como o Open Banking está para o Banco Central. Resumidamente o projeto estabelece a criação de uma base única de dados de investidores compartilhada com o uso da tecnologia Blockchain. 

Ela trará informações como, por exemplo, a custódia e a posição de todos os investimentos ativos, os títulos de valores imobiliários etc. Atualmente esta base é pulverizada de forma que cada corretora seja detentora das informações de seus respectivos clientes.

A centralização permitirá a redução de custos, como por exemplo de avaliação do perfil do investidor de risco. O Open Broker tornará o mercado mais eficiente, incentivará a chegada de novos entrantes e irá acelerar a transferência de custódia e a portabilidade do investidor.

  • Bancos exponenciais

No futuro o usuário de produtos e serviços deixará de ser fragmentado e passará a ser único. Haverá convergência entre verticais que hoje não se falam e por isso os bancos terão que pensar de forma mais horizontal.

As empresas precisarão ter pensamento exponencial. Isso significa pensar grande. Pensar em soluções de auto impacto. Criar suas próprias regras. No mundo exponencial não há nada que não pode ser feito.

  • Segurança em Anywhere Office

A pandemia do Covid-19 acelerou a tendência do trabalho em Home Office, mas o fato é que esse não será o limite. No futuro as pessoas não vão ter que trabalhar somente em suas empresas ou em suas casas. Elas terão que fazer isso a partir de qualquer lugar e as instituições precisarão estar prontas para isso do ponto de vista da segurança da informação. Neste sentido será necessário a observância com a máxima atenção sobre três pilares:  

  1. Tecnologia – Existem ferramentas que permitem garantir essa proteção
  2. Pessoas – O treinamento, a orientação e o suporte serão fundamentais
  3. Conhecimento – O administrador precisará possuir a informação sobre o que o profissional está fazendo, o que ele pode fazer e até o limite que ele pode ir.

Para conseguir estes objetivos todos o recado final é um apelo: Seja ágil, criativo e adaptável.

Atenta às diversas possibilidades de novos futuros, a Sinqia e o Torq colocam à disposição do mercado todo o conhecimento de seus especialistas e toda a experiência no contato com os principais ecossistemas de inovação do Brasil.

O Open Banking e suas oportunidades exponenciais já são realidades. Entre em contato e vamos aproveitar juntos: https://conteudo.sinqia.com.br/contato_sinqia.

Aproveite e baixe nosso E-book sobre Open Banking: https://conteudo.sinqia.com.br/open-banking

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição