29/04/2019

Como saber se a minha instituição precisa de outsourcing?

O conceito de outsourcing vem mudando o modo como as instituições enxergam seus setores de tecnologia.

 

A palavra outsourcing significa, em tradução livre, fonte externa, referindo-se ao uso estratégico de profissionais de empresas que terceirizam seus serviços para apoiar uma operação da companhia. Esse modelo de contratação pode ser usado em diversos tipos de serviços, por qualquer tipo de empresa.

À medida que as organizações alcançam certo volume de negócios, contratar os serviços de uma empresa de outsourcing de TI passa a ser fundamental. Por exemplo, com a migração de sistemas ou a adoção de novos equipamentos, o outsourcing permite que a empresa amplie rapidamente seu time de tecnologia para conseguir se manter em dia com os prazos, com alta produtividade e redução de falhas.

Também é comum terceirizar a infraestrutura de TI, incluindo a gestão, o controle e a manutenção dos sistemas de informação, além do fornecimento de profissionais especializados.

 

Confira alguns dos principais benefícios que o outsourcing traz para as empresas:

 

  1. Agilizar a correção de falhas
    Falhas podem gerar indisponibilidade dos serviços e atraso na entrega das demandas. Surge, consequentemente, o prejuízo financeiro. Ter profissionais capacitados sempre a postos é essencial para que os devidos reparos sejam feitos o mais rapido possível. E isso é justamente o que uma empresa de outsourcing oferece.

 

  1. Ter mais controle sobre o orçamento
    Especialmente para gestores de empresas cujo core business não é a tecnologia, planejar gastos e investimentos em ativos de TI tende a se mostrar uma missão um tanto quanto desafiadora. Por outro lado, deixar a manutenção e a gestão de TI nas mãos de uma empresa especializada torna as despesas muito mais mensuráveis e previsíveis.

 

  1. Garantir a gestão correta do sistema
    Os recursos tecnológicos formam a base de muitos processos corporativos. É importante, portanto, que o sistema funcione de forma ininterrupta, com bom desempenho e segurança. Tudo isso será garantido pela empresa de outsourcing, que conta com uma equipe altamente especializada

 

  1. Concentrar-se no core business
    Pode ser bem complicado para a empresa lidar com a gestão das atividade-meio, mantendo uma infraestrutura de TI que realmente atenda à demanda do negócio e, simultaneamente, gerenciar as operações e vendas que estão diretamente ligadas a suas atividades-fim. Aí entra a contratação de uma empresa de outsourcing de TI, desonerando as atividades que não são o core business da contratante.

 

  1. Manter sistema e equipamentos atualizados
    Obviamente, a empresa que possui equipamentos de TI antigos e um sistema desatualizado terá a produtividade, a segurança e a qualidade do atendimento aos clientes negativamente comprometidas. Gerenciar os ativos de TI e manter a infraestrutura atualizada é bastante desafiador. Por outro lado, migrar a gestão para uma empresa especializada pode garantir que os investimentos em novos equipamentos sejam bem direcionados e que o sistema de software se mantenha atualizado, seguro e no nível de desempenho adequado para oferecer aos aos clientes um atendimento de qualidade.

 

A escolha de um serviço de outsourcing em TI deve ser vista como um investimento estratégico, alinhado aos objetivos do negócio, além de preparar a empresa para enfrentar mais facilmente as mudanças do mercado.

 

Quer saber mais sobre outsourcing e como ele pode ajudar a sua instituição? Fale com a Sinqia!

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