20/04/2020

O impacto que as tecnologias trazem para o mercado financeiro

O setor financeiro tem evoluído bastante e as empresas vêm adotando cada vez mais à suas rotinas as novas tecnologias. Bancos, financeiras, seguradoras, entre outras vertentes estão sempre se reinventando de forma que consigam atender todos os requisitos da nova era digital.

Essas novas tecnologias vão trazer uma grande modernização para as empresas nos próximos anos. Não é um processo tão rápido, mas já está mostrando resultados.

O mercado financeiro precisa estar sempre aderindo à novas soluções tecnológicas para que não fique para trás em relação às outras vertentes do mundo. Garantir crescer junto com a tecnologia é muito importante, caso contrário, as empresas vão se perdendo e outras tomam seu lugar.

A todo o tempo surgem novas tecnologias e startups a fim de beneficiar empresas e, também, um consumidor final. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre duas das várias inovações que vem impactando no mercado financeiro pelo lado das empresas, confira:

Os benefícios do Blockchain

Blockchain é um serviço lançado em 2009, em código aberto, que permite negociações diretas entre as pessoas. No mercado financeiro, o blockchain vem sendo utilizado de diversas maneiras, tais como transferências internacionais com custos reduzidos e uma operação bem mais ágil. Esse recurso, inclusive, já está sendo utilizado por grandes bancos, como Itaú e Santander.

É uma grande oportunidade pra empresas fazerem negócios internacionais com um custo bem menor, além de possuir grande transparência e privacidade por parte do blockchain em relação a quem usa.

Além de tudo isso, o blockchain permite a simplificação dos processos de back office e os registros gerados por ele são criptografados, isso impede fraudes. Ele é tendência desde 2018 e, cada vez mais, as empresas vêm adotando esse serviço para proteger tanto seus clientes quanto seus usuários.

As vantagens do Big Data Analytics

O Big Data Analytics apura dados e busca direcionar todas as informações para um objetivo. Através dele, as empresas podem analisar dados brutos, coletados por elas, em grande quantidade. Existem grandes e importantes informações que precisam ser extraídas para o bem das empresas e é função do Big Data Analytics extraí-las

Isso direciona as empresas para uma oferta de serviços personalizados, graças às informações estratégicas extraídas. Com o Big Data Analytics, é possível encontrar soluções para diversos problemas específicos, que não eram possíveis de se resolver antes. De forma que faz com que as empresas observem mais claramente o que acontece em seu interior e as demandas mais fortes por parte dos clientes.

A adaptação às novas tecnologias é extremamente necessária para garantir a expansão do mercado financeiro. Por exemplo, os bancos precisavam ter uma agência grande e bem arrumada antigamente, já que ninguém confiava em transações digitais, e hoje eles precisaram se adaptar e criar uma agência totalmente digital. Desde transferências ao atendimento, para não perderem espaço para outros que estivessem dispostos a mudar.

A Sinqia, por exemplo, é a provedora da experiência mais desejada em tecnologia para o mercado financeiro no Brasil, atuando em quatro verticais de software: bancos, fundos de investimento, previdência e consórcios. E duas de serviço: consultoria e outsourcing. Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato.

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição