18/11/2020

O lançamento do Pix

O dia 16 de novembro foi marcado pelo lançamento do Pix, novo meio de pagamento instantâneo criado e liderado pelo BC, que vem se movimentando desde fevereiro deste ano para preparar as Instituições Financeiras e o público a aderirem esse meio de pagamento brasileiro.

Desde o início de novembro, algumas instituições já iniciaram a sua participação na operação restrita do Pix. Foi uma intensa fase de testes e simulações para garantir a efetividade e disponibilidade do serviço a partir do dia 16 de novembro.

Para quem está no dia a dia desta operação dos grandes bancos, fintechs e todos os participantes sabe como era grande a expectativa, muito próximo do que foi o lançamento do SPB em 2002 e o resultado se concretizou e não poderia ser melhor.

As expectativas se tornaram ainda maiores a partir do dia 5 de outubro, quando algumas instituições puderam iniciar o processo de registro das chaves Pix. No primeiro dia, foram registrados 3,5 milhões de cadastros pelos clientes, e esse número já atingiu mais de 73 milhões atualmente.

Foram 734 instituições cadastradas e operando o Pix em seu lançamento e mais de R$ 1 milhão de pagamentos ou transferências foram realizados pelo PIX no seu primeiro dia de operação.

Mas essa história está longe de ter um fim: o Banco Central do Brasil tem um grande desafio de expandir esses números e atingir uma parcela maior da população brasileira, que ainda é pequena, apesar de relevante. Já estão previstas as próximas fases que contemplarão pagamentos por aproximação, pagamentos agendados, saques no comércio, entre outras funcionalidades com o objetivo de facilitar, aumentar a eficiência e a competitividade no mercado de pagamentos.

A próxima data mais esperada é o dia 1º de dezembro, quando as instituições financeiras que não entraram nesta primeira etapa terão a oportunidade de ingressar, passando pelas mesmas fases de cadastro e homologação que as instituições participantes atuais já enfrentaram.

Se a sua Instituição está aguardando este momento, a Sinqia está aguardando junto com você. Nossa solução PIX nas modalidades PSTI ou On Premise estão prontas para conectar a sua Instituição com o SPI no BACEN. Entre em contato!

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição