18/11/2019

Terceirização de serviços especializados para indústria financeira.

A terceirização de serviços, por vezes chamada de outsourcing, é uma realidade bem difundida na economia mundial. Quando se trata da Tecnologia da Informação, essa é a melhor forma de aprimorar as operações de um negócio. Atualmente, a terceirização de serviços especializados para indústria financeira também está em voga.

As organizações que atuam no setor, independentemente de seu porte, vêm buscando cada vez mais por consultorias e fornecedores, na maioria dos casos, para não ficarem para trás diante da transformação digital em curso no mercado. As terceirizadas gerenciam projetos, desenvolvem sistemas e montam a infraestrutura de TI para as instituições financeiras.

Todo este processo traz resultados que não se limitam aos ganhos em eficiência e performance. O outsourcing também gera uma diminuição de custos e facilita a gestão de colaboradores. Afinal, os profissionais encarregados de certas atividades serão de responsabilidade da fornecedora. Encontrar especialistas, aliás, costuma ser um grande desafio para a indústria financeira.

+Como saber se minha instituição precisa de outsourcing? Confira!

Isso ocorre porque a maioria dos profissionais com experiência em TI já estão atuando em alguma empresa. Quando é preciso filtrar estes especialistas para encontrar aqueles capazes de oferecer soluções para o mercado financeiro a situação fica ainda mais difícil. Na terceirização, por outro lado, tem-se a certeza de que o profissional adequado estará dedicado à empresa.

A terceirização, como havíamos mencionado, é movida em grande parte pela transformação digital. Existe, hoje, uma demanda crescente por novas tecnologias e especialistas capazes de desenvolver soluções inovadoras para a indústria financeira. Seja para acompanhar a “desbancarização” dos serviços, para levar produtos com mobilidade para o público ou para implementar novas tecnologias.

Investimento em tecnologia e principais serviços contratados

Para se ter uma ideia de como o mercado financeiro tem necessitado de tecnologia, basta analisarmos alguns dados do setor. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o investimento em tecnologia no ano de 2018 chegou a R$ 19,6 bilhões. Ao menos metade deste total foi destinado ao desenvolvimento de softwares.

Já os investimentos que são prioridades para os próximos anos incluem recursos de Big Data/Analytics, Inteligência Artificial e computação cognitiva. Essas três tecnologias encabeçarão os principais motivos para terceirização de serviços especializados para indústria financeira. Nada mais natural, uma vez que as transações realizadas pelo meio digital são preferência de muitos consumidores.

O mesmo tem ocorrido com a utilização de smartphones. No último ano, foram realizadas 2,5 bilhões de operações financeiras através do Mobile Banking. Isto significa que os celulares já ultrapassaram o Internet Banking tradicional, especialmente para transferências e pagamentos. As fornecedoras terceirizadas são, em grande, parte as responsáveis por criar aplicativos e sistemas para sustentar estas transações.

Seja qual for o serviço oferecido, é fato que as empresas do setor financeiro precisarão recorrer ao outsourcing em algum momento. Vale lembrar que a terceirização neste mercado, atualmente, abrange duas áreas principais: gestão de projetos e serviços de TI. Com isto, é possível encontrar a fornecedora ideal para qualquer necessidade do setor.

Se você quer implantar a terceirização de serviços especializados para indústria financeira na sua empresa, entre em contato com a Sinqia. Somos especializados em soluções para bancos, fundos de investimento, previdência e consórcios.

Busca

Notícias

Press Release: Sinqia adquire Atena
Agora somos Sinqia!
Em 2019, oferta de debêntures deve bater novos recordes.
Press Release: Sinqia compra ADSPrev
Tecnologia para Previdência é com a Sinqia!
Automação de processos com RPA
Cadastro Positivo: prepare a sua instituição